sexta-feira, 10 de abril de 2009

DENÚNCIA - Falta de professores na rede estadual deixa 1.300 sem aulas em colégio de São Gonçalo

.
Fonte da notícia: Jornal EXTRA
http://extra.globo.com/rio/materias/2009/03/24/pais-de-estudantes-sem-aulas-em-escolas-de-sao-goncalo-querem-acionar-estado-754975720.asp
.
Pais dos 1.300 alunos do Colégio Estadual Adélia Martins, no bairro do Coelho, em São Gonçalo, estão se preparando para entrar na Justiça contra o estado. Motivo: a falta de professores na unidade para turmas de ensino médio e fundamental. Desde o início do ano letivo, a rotina é a mesma na escola: crianças passam pouquíssimo tempo estudando. Algumas só têm aulas de duas disciplinas.
.
- Eu só estou estudando Inglês e Português. Isso é muito ruim porque se continuar desse jeito, vou passar de ano como? - perguntou Laís da Costa, da 5 série.
.
Abaixo-assinado
.
Para a dona de casa Maria Rosália Silva e Silva, de 44 anos, a situação é insustentável. Mãe de Gabriela Silva e Silva, de 15 anos, aluna da 5 série, ela prepara um abaixo-assinado e, com ele, pretende dar entrada em uma ação judicial:
.
- Já tenho mais de mil assinaturas. Alguém tem que fazer alguma coisa por essas crianças. Minha filha não está tendo aula de pelo menos cinco disciplinas.
.
Segundo Maria Rosália, na semana passada funcionários do governo estadual estiveram na escola a fim de anunciar obras para a colocação de aparelhos de ar-condicionado nas salas:
.
- Para quê, se não há aulas? Primeiro as autoridades devem contratar professores. Depois elas pensam em reformas e coisas do tipo - completou Maria.
.
Ano letivo somente no papel
.
Na Escola Estadual Odyssea Silveira de Siqueira, no bairro do Jóquei, também em São Gonçalo, a situação se repete. E com relatos ainda mais chocantes. Aluno da 1 série, Lucas Alves da Silva, de 7 anos, ainda não teve sequer uma aula este ano.
.
- Todos os dias, venho à escola em busca de explicações e ninguém fala nada - afirmou o garçom Silvino da Silva Filho, de 42 anos, pai de Lucas.
.
Para a diretora da Regional São Gonçalo do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Yara de Souza Ferreira, o ano letivo dos alunos das duas escolas ainda nem começou e já está ameaçado:
.
- Como eles vão cumprir os 200 dias letivos determinados por lei?
.
Em nota, a assessoria da Secretaria estadual de Educação informou que entrará em contato com diretores dos colégios para saber da pertinência das reivindicações. O órgão destacou ainda que conta com banco de 12 mil professores, que pode ser acionado a qualquer momento.
.
.
COMENTÁRIOS DA JUVENTUDE REVOLUÇÃO:
.
O Governo do Cabral (PMDB) é isso: Governo do Caveirão e do descaso com a Educação. Aquestão é: O que o PT e o PCdoB estão fazendo neste governo? Nosso lugar não é nos cargos e sim nas lutas. Nós da JR e da Esqueerda Marxista, tendência nacional do PT, exigimos de todos aqueles que se dizem representar os trabalhadores, que rompam com a burguesia. O lugar correto das organizações dos trabalhadores é ao lado dos trabalhadores contra os exploradores e os governos que aplicam a política do capitalismo.
.
Por isso apiamos a tese VIRAR A ESQUERDA! REATAR COM O SOCIALISMO! pras eleições internas do PT em novembro de 2009. Leia a tese e assine você também. Vamos juntos construir chapas com esta política. Pela ruptura do PT com a burguesia, construir um governo com os trabalhadores e para os trabalhadores. Link para a tese: http://www.marxismo.org.br/ped.php
.
A JR é solidária aos alunos e seus pais do Colégio Estadual Adélia Martins em São Gonsalo. Parabéns pela mobilização! E podem contar conosco nessa luta!
.
Acessem o link abaixo e compreenda o principal obstáculo que está travando a luta da juventude do Rio por suas reivindicações:
.
.
.
OBS: Agradecemos nosso companheiro Almir de Macaé por ter enviado esta matéria para nosso Blog. Convidamos todos a fazerem como Almir e contribuirem com este espaço de política para a juventude. Enviem artigos, imagens e textos para reis.geografia@gmail.com
.
Contatos no RJ
Flávio - reis.geografia@gmail.com ou (21)9441-5809
Felipe - filos_hipos@hotmail.com
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário