quinta-feira, 26 de março de 2009

A Participação no Governo Cabral paralisa a luta da juventude do RJ

.
O que está paralisando a luta da juventude do Rio de Janeiro? Você já refletiu sobre isso?
.
É preciso informar que o manifesto abaixo foi distribuído primeiramente na Plenária de Estudantes do PT-RJ realizada dia 19/03. Plenária em que nenhum jovem petista ousou defendeu a continuidade da participação do PT no Governo Cabral como uma política que "está dando certo". Inclusive, foi possível ouvir diferentes companheiros defenderem abertamente a saída imediata do PT deste Governo.
.
Sendo você petista ou não, estamos lhe enviando este e-mail para convidá-lo a refletir e dialogar conosco sobre este assunto. Entre em contato e vamos organizar este debate e esta luta juntos, conheça a JR!
.
Ajudem a divulgar!
.
Saudações Socialistas!
.
Juventude Revolução do RJ
.
CONTATOS
Flávio: reis.geografia@gmail.com (21) 9441-5809
.
======================================
.
A PARTICIPAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DOS TRABALHADORES NO GOVERNO CABRAL PARALISA A LUTA DA JUVENTUDE DO RJ
.
O RJ é o único Estado em que estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública têm passe livre nos transportes intermunicipais.
.
Essa conquista ocorreu no final dos anos 90 e início de 2000 quando eles se conscientizaram, se levantaram como gigantes, e organizados principalmente pelo PT e PCdoB, construíram um verdadeiro movimento de massas com centenas de grêmios estudantis e manifestações pelas ruas da Baixada, do Rio e interior cantando “o dinheiro do meu pai não é capim, eu quero passe-livre sim”. O ponto maior dessa luta foi à aprovação na ALERJ da Lei que garantiu o passe livre nos transportes intermunicipais. A mobilização da juventude foi tamanha que forçou a própria burguesia a ceder. Obrigando um deputado empresarial chamado Sérgio Cabral a ser autor, junto com Minc do PT, da Lei que ainda hoje é uma referência para estudantes de todo o Brasil.
.
Não vamos discutir os variados ataques ao direto ao passe livre como: exigência do RioCard, limitação das viagens diárias e mensais, ônibus que transportam poucos ou nenhum passageiros com passe livre, aumento da passagem, etc. Queremos discutir o principal obstáculo para juventude voltar a ocupar as ruas para defender e ampliar esse direito: a crise política da direção do movimento dos trabalhadores.
.
Nós da JR, que na época ocupamos espaço de direção nas primeiras manifestações na Baixada, avaliamos que o PT e PCdoB vacilaram e ainda vacilam na condução do movimento. Eles nunca foram até o fim na luta contra os empresários e governos, isto é, nunca lutaram pela expropriação das empresas de transporte (estatização). Essa hesitação na direção dos grêmios, entidades municipais e na UBES impediu que a juventude desse prosseguimento as suas vitórias. Essa vacilação política contribuiu determinantemente para o refluxo do movimento, fazendo com que o passe livre não fosse estendido aos estudantes do ensino particular e o ensino superior, abrindo espaço para os ataques ao nosso direito conquistado. Hoje a União Estadual do Estudantes (UEE) é um exemplo vivo da continuidade desse erro político, as campanhas da UEE-RJ estão tão rebaixadas que nem mesmo pelo passe livre ela luta mais. Sua bandeira é o “meio passe” sustentado com as famigeradas isenções fiscais.
.

.
ROMPER COM A BURGUESIA É CONDIÇÃO PARA ORGANIZAR A JUVENTUDE PARA AS PRÓXIMAS VITÓRIAS!
.
Hoje, o autor da Lei do passe livre é governador do RJ. Mas o PCdoB e a maioria das correntes do PT não estão a pressionar Sérgio Cabral (PMDB) para que ele amplie nosso direito. Pelo contrário, eles estão a ocupar cargos na burocracia deste governo no tempo que abandonam as trincheiras da luta dos estudantes. É por isso que dissemos que a coalizão com a burguesia está engessando a luta da juventude. Qualquer trabalhador sabe que é impossível caminhar rumo ao socialismo se juntando com quem o oprime e o explora. Cabral e Paes, PMDB, PP, PTB, PRB, PL e outros estão na contra-mão dos nossos interesses. A política deles é ao lado dos Senhores do Capital e da privatização dos serviços públicos, sempre foi.
.
Nós da Juventude Revolução da Esquerda Marxista defendemos a ruptura da coalizão com a burguesia e a estatização das empresas de transporte, única forma de garantir o pleno passe livre e encerrar com a farra dos altos preços de passagens para altos lucros empresariais de um serviço público que está sendo privatizado. É este o debate que a juventude deve fazer. Ainda mais agora em tempos de crise, a saída política que devemos lutar deve ser o socialismo. Nenhuma outra reorganização dos modos de produção da sociedade nos marcos da propriedade privada pode contemplar os interesses gerais dos jovens e trabalhadores.
.
Nossa tese as eleições do PT (Nov/09) se chama “Virar à esquerda! Reatar com o socialismo!”. Convidamos você que não aceita mais viver sob a opressão e a exploração a entrar na Juventude Revolução da Esquerda Marxista. Nessa luta não temos nada a perder, temos um mundo a ganhar. Venceremos!
.
Saudações Revolucionárias!
.
Juventude Revolução - RJ
.
Esquerda Marxista: http://www.marxismo.org.br/
.
CONTATOS
Flávio: reis.geografia@gmail.com (21) 9441-5809
.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário